Numa floresta existiam três leões.
Um dia, o macaco representante eleito dos animais, fez uma reunião com toda a bicharada da floresta e disse:
─ Nós, os animais, sabemos que o leão é o rei dos animais, mas há uma dúvida no ar. Existem três jovens leões fortes. Ora, a qual deles nós devemos prestar homenagem? Quem, dentre eles, deverá ser o nosso rei?
Os três leões souberam da reunião e comentaram entre si:
─ É verdade! A preocupação da bicharada faz sentido. Uma floresta não pode ter três reis. Precisamos saber qual de nós será o escolhido. Mas como descobrir?
Essa era a grande questão. Lutar entre si, eles não queriam, pois eram muito amigos. O impasse estava formado. De novo, todos os animais se reuniram para discutir uma solução para o caso.
Depois de várias reuniões, eles tiveram uma ideia excelente. O macaco se encontrou com os três felinos e contou o que eles decidiram:
─ Bem, senhores leões, encontramos uma solução desafiadora para o problema. A solução está na Montanha Difícil.
─ Montanha Difícil? Como assim?
─ É simples – ponderou o macaco. Decidimos que vocês três deverão escalar a Montanha Difícil. O que atingir o pico em primeiro lugar, será consagrado o Rei da Floresta.
A Montanha Difícil era a mais alta entre todas naquela imensa floresta. O desafio foi aceito.
No dia combinado, milhares de animais cercaram a Montanha para assistir à grande escalada. O primeiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O segundo tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. O terceiro tentou. Não conseguiu. Foi derrotado. Os animais estavam curiosos e impacientes, afinal, qual deles seria o rei, uma vez que os três foram derrotados?
Foi nesse momento que uma águia sábia, idosa em anos e grande em sabedoria, pediu a palavra:
─ Eu sei quem deve ser o rei!!!
Todos os animais fizeram um silêncio de grande expectativa.
─ É simples – confessou a sábia águia. – Eu estava voando entre eles, bem de perto e, quando eles voltaram fracassados para o vale, eu escutei o que cada um deles disse para a Montanha.
O primeiro leão disse: “Montanha, você me venceu!”
O segundo leão disse: “Montanha, você me venceu!”
O terceiro leão disse: “Montanha, você me venceu, por enquanto! Mas você, Montanha, já atingiu seu tamanho final, e eu ainda estou crescendo!”
A diferença – completou a águia – é que o terceiro leão teve uma atitude de vencedor diante da derrota, e quem pensa assim é maior que seu problema, é rei de si mesmo, está preparado para ser rei dos outros.
Os animais da floresta aplaudiram entusiasticamente ao terceiro leão que foi coroado o Rei da Floresta.
Autor Desconhecido
Pequeno leitor
A Montanha Difícil representa as dificuldades que todos nós temos de vencer na vida.
Os jovens leões, ainda em crescimento, podem ser comparados a todos aqueles que ainda precisam se esforçar muito para combater suas próprias fraquezas. Estamos falando de crescimento espiritual e não físico.
É preciso força de vontade para eliminar as más tendências, como o orgulho, a vaidade, a mentira, o egoísmo, a inveja, e tantos outros vícios que nos impedem de crescer.
Esses maus comportamentos são “montanhas” que devemos vencer. Tudo depende da nossa vontade, da nossa persistência.
Os três leõezinhos tiveram o mesmo sentimento de derrota diante da subida difícil. Mas só um deles demonstrou coragem e boa vontade para vencer as barreiras.
Aquele que vence torna-se rei de si mesmo, e ainda é capaz de governar auxiliando seus irmãos mais fracos.
Um grande filósofo de nome Sócrates, disse: “Conhece-te a ti mesmo”; e é só dessa forma, encarando nossas imperfeições que juntaremos força e coragem para nos tornar vencedor.
Jesus disse: “Meu reino não é deste mundo” ensinando-nos que sua habitação se localiza em mundo superior muito mais acima da montanha de nossa história. Mas Ele veio até nós para nos dar força e coragem de segui-Lo, crescendo em espírito, vencendo a Montanha Difícil dos maus hábitos, alcançando valores eternos que nos permitam, mais tarde, descer a montanha e buscar os mais fracos e desesperados, como um “rei” que distribui bênçãos aos seu povo.