Skip to main content

─ Pai, por que eu preciso ser criança?

E antes que o pai respondesse, Marcos continua:

─ Deus pode tudo, né? Então Ele podia nos criar já grandes, sabendo tudo… Seria bem mais fácil!

O pai ri. Lembra que, quando criança, muitas vezes também pensara da mesma forma…
─ Realmente, filho, Deus pode tudo. Se Ele fez as coisas como elas são é porque há um bom motivo! E continuou explicando muitas coisas para Marcos…

─ Quando reencarnamos, Deus nos dá a chance de recomeçarmos tudo de novo. Temos a oportunidade de corrigir o que fizemos de errado, de melhorar nossas atitudes e nossa convivência com as pessoas. Para facilitar as coisas, Ele permite que esqueçamos, momentaneamente, tudo o que fizemos. Por exemplo: faz três dias que você não brinca nem conversa com o Daniel, seu melhor amigo, porque ele brigou com você na escola. Agora, imagine se, ao reencarnarmos, soubéssemos que o nosso pai ou irmão foi alguém que nos prejudicou muito em uma encarnação passada. Seria muito difícil perdoarmos e aprendermos a amar essa pessoa. Então, o esquecimento do passado torna mais fácil a convivência, não concorda? Além do mais, que mérito teríamos de já nascer sabendo tudo, sem esforço algum?
E concluiu o pai:

─ Mas aquilo que nós aprendemos fica tudo muito bem guardado, para ser utilizado quando necessário.

Durante a infância, dependemos dos adultos para quase tudo, e precisamos aprender tudo de novo! Sabe por quê? Para que nossos pais nos ensinem boas atitudes, bons sentimentos. Se aprendermos coisas boas, saberemos agir da mesma maneira. Os conselhos que eles nos dão têm justamente esta função: nos fazer progredir.

A sabedoria de Deus é infinita: a infância é um período de brincar e se divertir. Mas, é nela também, que desenvolvemos a inteligência (estudo) e a moral (amor, caridade, fraternidade, perdão…).

(esquecimento do passado – Seara Espírita nº 47. Outubro de 2002)

 

Pequeno leitor!

Assim como o garoto de nossa história, muita gente grande não entende porque quando reencarnamos necessitamos passar pela fase infantil.

A palavra reencarnação significa voltar novamente ao corpo de carne, isto é, começar de novo; e não se começa pelo fim, isto é, com um corpo já desenvolvido.

Porém, o mais importante, é que nos primeiros tempos do recomeço, na infância, o Espírito que voltou ao mundo material tem a chance de aprender muitas coisas que não conseguiu em vidas passadas. Para isso ele não pode se lembrar do que ficou lá atrás, justamente para não prejudicar o seu novo aprendizado.

O exemplo que o pai de Marcos lhe deu foi bem esclarecedor. Não seria possível conviver com nossos desafetos de outras vidas lembrando-nos das ocorrências desagradáveis, pois elas impediriam que desenvolvêssemos o amor.

Ser criança na Terra significa tempo de aprendizado com os pais, professores, amigos, com a vida, enfim. Tempo de entender o bem e saber diferenciá-lo do mal. É hora de vencer as más tendências que, embora não nos lembremos, se mostram pelas nossas atitudes e comportamentos.

Criança desobediente, teimosa, que maltrata os animais, que sempre briga com seus amigos, que não gosta de repartir o que tem com seus colegas, revela um Espírito que precisa ser ajustado no caminho do bem. A infância é o melhor momento para se “renovar”.

Deus, que faz tudo perfeito estabeleceu o período da infância no desenvolvimento do Ser, para que o Espírito, nessa oportunidade, progrida na sua inteligência (sabedoria) e na sua moralidade (sentimentos).

Tenha você, caro amiguinho, uma infância proveitosa de modo a se tornar um adulto consciente e útil na sociedade em que vive.

Leave a Reply