Waldo Vieira pelo Espírito Valerium – “Bem-aventurados os Simples”
O crânio de boi estava enganchado no mourão da antiga cerca.
Feio. Sujo. Ressequido.
Um chifre fraturado. Outro chifre a retorcer-se.
O viajante aproximou-se, curioso e cismarento, censurando o mau gosto de quem colocara ali semelhante espantalho.
Caveira de boi! Que coisa lúgubre! ─ monologou.
E adiantou-se com o propósito de atirá-lo à distância, quando despontou de uma das órbitas vazias a cabeça pequenina de um filhote de sabiá, assustadiço, pipilando, pipilando…
Admirado, o visitante inspecionou o outro lado da caixa de ossos e descobriu, ainda mais surpreso, que no recôncavo havia mimoso ninho, habitado por outros filhotes.
Enternecido, recordou a orquestra dos sabiás que o despertavam no verão, e exclamou em voz alta:
─ Ora vejam! Deus situou aqui o lar dos meus pequenos companheiros!
E, respeitando o estranho abrigo, seguiu caminho a fora…
Caros amiguinhos
Observem como o autor aceitou o estranho abrigo dos sabiás, dizendo: “Deus situou aqui o lar dos meus pequenos companheiros…”
Isto nos faz refletir que, todos nós, criaturas de Deus, nascemos no lugar certo, isto é, onde devemos realizar nossas experiências de vida.
Por isso mesmo, ainda que nossa moradia seja humilde e não tenha a beleza dos palácios suntuosos, não devemos menosprezá-la, esforçando-nos por conservá-la limpa e arrumada, pois é nela que estamos ao abrigo das chuvas, fazemos as refeições que nos sustentam, que desfrutamos da convivência com os familiares e nosso Espírito adquire a virtude da simplicidade.
Às vezes, reclamamos do trabalho grosseiro que nos põe cansados, quando muitos de nossos amigos nem trabalhar precisam… mas, é dele que surge o salário que nos assegura a alimentação.
Costumamos valorizar somente o que nos parece belo aos olhos, entretanto, “mesmo nos aspectos mais desconcertantes da Natureza, como aquele crânio de boi, por exemplo, a vida revela sabedoria”.
O lírio que desponta no pântano de lama mal cheirosa, conserva sua brancura e perfume, agradecendo a Deus poder surgir para a vida.
É a lição preciosa que Deus nos envia, colocando suas criaturas lado a lado, num mesmo ponto de equilíbrio, de tal forma, que necessitemos um do outro, na conquista do progresso, sem nos importar com as diferenças.
Amiguinho querido, procure ver o lado bom de tudo e de todos, porque o Criador da Vida nada faz de inútil, e sabe o que é melhor para nós.
Embora a aparência das coisas possa não nos agradar aos olhos, pode ser útil ao coração. Imitemos os sabiás…
A inteligência e sabedoria divina dispensa comentários…..somente aceitação