Uma das questões que mais atraiu o médico Lucano, conhecido como Lucas, o Evangelista, ao ter contato com a Doutrina de Jesus, foram as curas.
Por ser médico, por conhecer os seus limites, por ter tido experiências de morte de pacientes aos seus cuidados, as curas de Jesus o maravilharam.
Jesus também devolveu movimento a muitos paralíticos. Mas, muito mais do que devolver movimentos a membros paralisados, Jesus se preocupava com a paralisia da alma.
Por isso afirmava que Ele não viera para os sãos, mas para os enfermos. E aos que curava, recomendava: Vai e não tornes a errar para que coisa pior não te aconteça.
Tinha cuidado para que as almas não caíssem em paralisia. Por isso toda sua pregação é de ação no bem, é de movimento para se melhorar.
Na Terra, conhecemos um extraordinário médico e pesquisador que muito se preocupou para que as pessoas não viessem a ficar paralisadas.
Ele se chamou Albert Sabin e nasceu numa pequena aldeia polonesa, na época pertencente à Rússia. A perseguição russa contra os judeus fez com que sua família emigrasse para os Estados Unidos em 1921.
A adaptação foi difícil em virtude da pobreza. Com a ajuda de um tio, Albert Sabin começou os estudos de Odontologia, mudando depois sua escolha para Medicina.
Tornou-se pesquisador do Instituto Rockfeller de pesquisas médicas, onde veio a demonstrar o crescimento do vírus da poliomielite em tecidos humanos. Posteriormente, comprovou a eficácia de uma vacina oral contra o vírus.
Em 1960, após pesquisas conjuntas com cientistas de vários países, a vacina contra a poliomielite foi produzida oficialmente nos Estados Unidos. O Doutor Albert Sabin tornou-se conhecido em todo o mundo.
Seu nome foi dado a hospitais, escolas, institutos. Não há quem tenha filhos e não agradeça ao Dr. Albert Sabin, pela vacina contra a poliomielite. A gotinha salvadora.
(Redação do Momento Espírita)
Caro amiguinho!
Acabamos de ler parte da história do Dr. Albert Sabin, descobridor da vacina que combate a poliomielite, doença causadora da paralisia infantil.
Graças a essa vacina milhares de crianças escaparam de contrair essa doença. Só quem a teve é capaz de entender o valor de poder caminhar, correr, saltar, enfim, se locomover livremente.
A saúde do corpo é fator de grande importância para que possamos viver nossas experiências na Terra; e por isso, devemos preservá-la fazendo uso, sempre que possível, das medidas saneadoras que impedem a instalação da enfermidade.
Estamos vivendo um tempo difícil no Planeta, com a propagação do Coronavírus. Entretanto, com as vacinas que foram fabricadas, a esperança volta a morar em nossos corações.
Agora, voltemos nossa atenção para um outro tipo de paralisia: a da alma.
Se o Dr. Sabin libertou as crianças da paralisia dos membros, Jesus libertou as criaturas da paralisia da alma. Por isso diz ao paralítico: “Levanta, toma teu leito e anda”. Libertando-o do mal físico, convida-o a “andar”, não só com o movimento das pernas, mas, e principalmente, com a mudança de pensamentos, atitudes, comportamentos que o façam progredir, avançar na sua evolução espiritual.
Jesus é o Divino Médico de nossas almas e nos convida a tomar a vacina contra o mal, abraçando Sua Doutrina de Amor.
O Seu convite é para que O sigamos, não permanecendo parados em posições de raiva, ódio, vingança, egoísmo, inveja, orgulho, vaidade e tantos outros ingredientes que representam portas abertas à entrada do vírus do mal, em prejuízo do Espírito e consequentemente do corpo físico.
Aceitemos o convite do Mestre! E caminhemos…