Skip to main content

Um jovem chegou ao céu e pediu para falar com Deus. Ele afirmava que, segundo sua opinião, havia uma coisa na Criação que não tinha nenhum sentido.

Deus soube de seu desejo e o atendeu imediatamente, curioso por saber qual era a falha na Criação.

─ Senhor Deus ─ disse o jovem – sua Criação é muito bonita, muito funcional. Cada coisa tem sua razão de ser, mas, do meu ponto de vista, há uma coisa que não serve para nada.

─ Que coisa é essa que não serve para nada? ─ perguntou Deus.

─ É o horizonte. Para que serve o horizonte? Se dou um passo em direção ao horizonte, ele se afasta um passo de mim. Se caminho dez passos, ele se afasta outros dez passos. Se caminho quilômetros em direção ao horizonte, ele se afasta os mesmos quilômetros de mim. Isso não tem sentido. O horizonte não serve para nada.

Deus olhou para ele, sorriu e disse:

─ É justamente para isso que serve o horizonte: para fazer as pessoas caminharem.

 

(Sementes de esperança)

 

Pequeno leitor

A história deste mês se refere ao descontentamento de um jovem, em relação à linha do horizonte. Você sabe que chamamos de horizonte àquele ponto, num espaço aberto, alcançado pela nossa visão, onde parece que o céu se encontra com a terra, ou com o mar.

Se quisermos alcançar esse ponto (horizonte), nunca o conseguiremos, pois, à medida que avançamos, o horizonte também avança. Esse foi o motivo da reclamação do jovem.

Mas, a palavra “horizonte” também pode significar, num sentido figurado, novas oportunidades, novos projetos.

Se neste ano, por exemplo, você não está se saindo muito bem nos estudos, porque está valorizando mais as brincadeiras, certamente será difícil obter aprovação. Então, alguém que se importe com você lhe dirá que precisa mudar de comportamento, de companhias, focar sua atenção em outros horizontes, isto é, buscar pelo crescimento intelectual, moral, espiritual. Seguir em frente com as oportunidades que a vida lhe dá, sem ficar parado no mesmo lugar.

Por isso Deus respondeu ao jovem, que havia criado o horizonte, de modo que a Humanidade caminhasse (progredisse).

Claro que a história apresenta um tom divertido na resposta de Deus, mas, a comparação é perfeita, porque, se é difícil alcançar a linha do horizonte, também será difícil, demandando muito esforço e determinação, alcançar os bons propósitos, abandonar hábitos prejudiciais em busca do melhor. Isso é caminhar… neste caso, se houver boa vontade e perseverança, o “horizonte” será alcançado.

Leave a Reply