Aprecio os livros da Doutrina Espírita que narram a vida de personalidades, pois eles nos dão oportunidade de conhecer a história sob outra ótica, envolvendo outras encarnações, e explicam muitos acontecimentos.
Como a maioria de vocês, estudei sobre Santos Dumont apenas na escola, mas lendo o prefácio de Ícaro Redimido fiquei muito curiosa e em, poucas páginas, já estava completamente envolvida com a leitura!
Fiquei surpresa sobre como ele viveu, seus traumas e dificuldades, sua fortuna, sua alma de inventor, quão destemido e irresponsável era, seu sucesso e derrocada e enfim, sua maior descoberta.
Associar pelo menos 3 encarnações para a explicação da história de Santos Dumont torna a narrativa extremamente rica, mostrando como a engenharia da Luz opera em nossos encontros e reencontros.
Há uma série de fatos históricos memoráveis, trazendo uma resposta sobre os Irmãos Wright, as obscuras relações com a Segunda Guerra Mundial e seus incríveis desdobramentos no Plano Espiritual, a perseguição nazista e os aniquilamentos nos campos de concentração – com o amparo das vítimas no Campo de Concentração de Forças do Bem, enfim, surpreendente!
Mas para minha surpresa o que mais me encantou foi o entendimento do impacto dos desequilíbrios no corpo e no Espírito; como diversas moléstias começam, duram e terminam no terreno espiritual; as amplas explicações sobre a depressão, fobias e tantas síndromes psicológicas; sobre processos gestacionais complicados e acerca de eclampsias e abortos; sobre como os conflitos do ego e da vaidade podem nos enlouquecer; como a pressão da sociedade e da percepção do outro sobre nós pode fazer com que haja a triste desistência da vida, aqui e no além túmulo.
Ao analisar tudo, percebi o quão esses temas estão atuais e intensos nesse momento do planeta que estamos vivendo! Será que as situações acima, também constam nos cenários da sua vida, da sua família ou dos seus amigos, muito mais próximo do que nos noticiários? Triste e dura realidade!
Por isso o convite à leitura! Há muito a aprender e compartilhar! E também, muito a se emocionar…A trajetória do autoconhecimento é encantadora!
A escuridão pode ser uma presença em nossas vidas, todos os dias, mas a decisão sobre manter-se nela ou abrir caminho para a luz é só nossa.
“O labor, quando realizado com desinteresse em favor do próximo, converte-se em altruísmo. A instrução, aplicada em benefício da ignorância alheia, torna-se sabedoria”. (…) “Somente mediante o franco exercício dessas duas poderosas alavancas da evolução é que se finaliza a tarefa assistencial, quando o assistido se converte em assistente”. (Obra citada, Cap. 32 – Enfim, o trabalho – pág. 337 – 11ª Edição)
Valéria Dotta