Skip to main content

Demiurgo

“O Evangelho de Jesus em Espírito e Verdade” – J.Herculano Pires

Jesus, o Cristo, segundo a designação grega que os discípulos gregos do seu Evangelho lhe deram, veio à Terra com uma finalidade bem definida: a de organizar o nosso mundo terreno e dirigir a Humanidade que aqui se encarnaria.

Assim, de acordo com o Espiritismo, a direção espiritual da Terra está nas mãos de Jesus. As suas mãos misericordiosas orientam o desenvolvimento através dos tempos de toda nossa evolução na Terra. A população terrena, portanto, nesse desenvolvimento, é dirigida por uma luz superior, por uma inteligência divina que, não obstante, não podemos confundir com a inteligência de Deus. Nós podemos apelar para o esclarecimento desta divisão, para uma informação que encontramos antes do advento do Cristo, na própria filosofia de Platão. Platão se refere ao Demiurgo, que nada mais é que, segundo ele, um deus secundário.

Este deus secundário é naturalmente, um ministro de Deus.

Diz, então, Platão, que Deus fornece a matéria prima da qual se serve o Demiurgo para formar um mundo. A imagem parece bastante explicativa da maneira por que nós consideramos no Espiritismo a figura de Jesus. Deus forneceu a matéria prima, e Jesus construiu a Terra. As suas mãos, por assim dizer, modelaram o nosso planeta como as mãos de um oleiro modelam na sua olaria as formas de um vaso. Ele preparou o recipiente celeste, porque a Terra é um mundo do Espaço. Não é um mundo perdido nos planos inferiores da criação, mas um mundo em evolução no giro constante das galáxias ao redor dos planos superiores.

Leave a Reply